II Seminário Temático do CAPSI – Autismo, Esquizofrenia e Psicopatia

Centro Acadêmico de Psicologia | 00:04 | 0 comentários

Clique para ampliar
O Centro Acadêmico de Psicologia XII de Maio realizará no dia 09 de Abril de 2012 o seu II Seminário Temático. Confira as informações:

Tema: Psicopatologia
Assunto: Autismo, Esquizofrenia e Psicopatia
Data: Segunda-feira, 09 de Abril de 2012
Horário: 18:00 as 21:30 horas
Local: Auditório da Área IV, Campus I da PUC Goiás
Organização: Centro Acadêmico de Psicologia XII de Maio

Justificativa:
O Centro Acadêmico de Psicologia XII de Maio, conforme sua orientação institucional de promover eventos que debatam assuntos polêmicos e essenciais na psicologia, realizou uma pesquisa informal entre seus acadêmicos em redes sociais sobre as temáticas de interesse a serem abordadas para a comunidade acadêmica, dentre a qual, uma das maiores demandas foram as temáticas na área da Psicopatologia.
O grande sucesso e aceitação do I Seminário Temático do CAPSI demonstrou que o caminho a ser trilhado no sentido de eventos acadêmicos científicos focais é o mais indicado e funcional para nossa entidade estudantil, respeitando nossa autonomia e individualidade e a grande parceria firmada com a PUC Goiás para enriquecimento dos estudantes.
Sendo assim, propomo-nos pelo interesse estudantil, realizar o segundo seminário temático do CAPSI, fortalecendo a autonomia do C.A. de Psicologia e a PUC Goiás, como entidade promotora da autonomia do Movimento Estudantil, e grande fomentadora de crescimento e empreendedorismo de seus acadêmicos, e fornecendo aos estudantes uma maior aproximação do C.A., estudantes e departamento das necessidades e interesses discentes.

Objetivo:
Promover a discussão e a expansão do conhecimento em psicopatologia, nas áreas de Autismo, Esquizofrenia e Psicopatia.

Público Alvo: Acadêmicos e profissionais de Psicologia, Psiquiatria, Área da Saúde e de Humanas.

Programação:

1.    Credenciamento: 18:00 – 18:30 hrs.

2.    Palestra: Compreendendo a Esquizofrenia (18:30 – 19:30 hrs)
Dra. Ilma A. Goulart de Souza Britto - Possui graduação em Psicologia pela Universidade de Brasília (1975), mestrado em Psicologia da Aprendizagem e Desenvolvimento pela Universidade de Brasília (1984) e doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999). Atualmente é professora titular e atua nos programas de pós-graduação lato e stricto senso da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Tem experiência na área da Análise do Comportamento Aplicada à Psicopatologia, com ênfase em pesquisas cuja meta é o estudo do comportamento via procedimentos de metodologia de análise funcional; atuando principalmente nos seguintes temas: esquizofrenia, depressão, transtornos de ansiedade, dentre outros ou a análise do comportamento mais complexo. Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4708048Z6  (Texto informado pelo autor)

3.    Palestra: Autismo - Características e Intervenção (19:30 – 20:30 hrs)
Ângela Maria Menezes Duarte, Ph.D. - Graduou em Psicologia pela Universidade Católica de Goiás (1978), fez Mestrado em Psicologia na California State University Sacramento (1981), Doutorado em Developmental And Child Psychology na University of Kansas (1992) e Pós-doutorado no Juniper Garden Children's Center. Trabalhou por seis anos como Psicóloga Clínica no South Shore Mental Healht em Massachusettes, USA. É professora efetiva da Universidade Católica de Goiás e ensina em cursos de graduação e pós-graduação. É coordenadora do Núcleo de Pesquisa Aplicada a Intervenções Comunitárias e Clínicas e coordena a área de produção científica do Centro de Estudos, Pesquisas e Práticas Psicológias da UCG. Criou um projeto (Academia da Paz) que desenvolve valores humanos básicos (solidariedade, respeito, ética, etc.) em crianças em situação de vulnerabilidade social .Faz pesquisas com Intervenções Clínicas e Comunitárias utilizando procedimentos da Análise Aplicada do Comportamento. Tem especial interesse em orientação de pais, e trabalho com crianças e adultos com diversos tipos de transtornos e problemas comportamentais. Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=P23652 (Texto informado pelo autor)

4.    Palestra: O valor adaptativo da Psicopatia - O papel social do serial killer (20:30 – 21:30 hrs)
Dwain Philip Santee, Ph.D. - Graduado em Psicologia pela Universidade de Brasília (1984), mestre em Psicobiologia (Psicologia) - Emory University (1989) e Ph.D. em Psicobiologia (Psicologia) - Emory University (1992). Atualmente é professor titular da PUC-Goiás e pela Unip-Goiânia, lotado nos Departamentos de Psicologia. Etólogo, pioneiro no Brasil no estudo de primatas em campo, atualmente leciona nas áreas de Psicologia Evolucionista, atua em clínica psicológica e supervisiona e estágios clínicos em psicoterapia cognitiva-comportamental. Membro do corpo de avaliadores do sistema Basis/Sinaes desde 1999. Coordenador do CEP da PUC-Goiás, membro da CPA e do Núcleo Docente Estruturante do curso de Psicologia. Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4781213A0 
(Texto informado pelo autor)



Inscrição:
O valor da inscrição é de R$ 20,00 (Estudantes de Psicologia da PUC Goiás pagam R$ 10,00).

Category: ,

0 comentários

Seja bem vindo para comentar em nosso site.
Lembrando que os comentários serão moderados por nossa equipe.
Saudações Estudantis!