Você sabia que existe uma pedra e uma cor oficial da Psicologia?

Centro Acadêmico de Psicologia | 08:08 | 4 comentários

Você sabia que... no artigo 2º da Resolução Nº 002/2006 do Conselho Federal de Psicologia, assinado sob a presidência daquela que é uma das maiores referências entre os nomes da psicologia no Brasil, Ana Mercês Bahia Bock, estão determinadas a cor, a pedra e o símbolo da Psicologia?

Abaixo vai a transcrição do artigo:

"Art. 2º - Define-se a cor azul para a faixa da beca dos formandos do curso de graduação em psicologia, a  pedra lápis-lazúli para o anel de formatura e a letra grega “psi” ( Ψ ) para símbolo da psicologia." [1]

Pedra Lápis-Lazúli Lapidada
Sobre a pedra:

"Uma das gemas mais tradicionais, o lápis-lazúli é usado há séculos para adorno pessoal. Ele é citado em lendas babilônicas de 3.000 anos antes de Cristo e foi usado na máscara mortuária do imperador egípcio Tutancâmon. As mulheres da aristocracia egípcia da época o usavam na forma de pó, para pintar os olhos. Os romanos o chamavam de safira, e é assim que é citado na Bíblia.

Antes de tudo, é bom esclarecer que a pronúncia e a grafia corretas são as que estão no título. Está errada, portanto a pronúncia lápis-lázuli, embora ela seja correta em espanhol.Ao contrário da grande maioria das gemas, o lápis-lazúli é uma rocha, não um mineral. Isso porque se trata, na verdade, de uma associação de minerais, principalmentelazurita e calcita, com hauynita, pirita sodalita e menor quantidade de outras espécies." [2]


Referências

Category:

4 comentários:

  1. Não sei qual foi a RAZÃO para se escolher O Lápis-Lazúli.Deve ter sido tirado da preferencia particular dessa Senhora.E pessoalmente acho inadequada essa gema semi preciosa representar essa pseudo ciência que é a Psicologia (que só tem efeito em crianças onde a vontade é manipulável e sugestionável, de fácil dobra). Já que a psicologia charla auxiliar as pessoas a reencontrar seu equilíbrio então parece-me mais justo que optar por uma pedra de cor verde, que na linguagem das cores, unindo-se a 'fria' cor azul, com a 'quente' cor amarela geramos o equilibrado Verde tão comum em gemas que a expressam tão bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada Senhora,

      A escolha desta pedra não foi devido ao gosto pessoal de uma pessoa, e sim do Conselho de Psicologia. E só para complementar: sua tamanha resistência aos benefícios COMPROVADOS da Psicologia, só demonstra o quanto vc precisaria ser atendido por um profissional. Talvez, seja esta razão por vc optar por um pseudônimo bem 'sugestivo' ao invés de se identificar/manifestar como qualquer outra pessoa.

      Excluir
  2. Somos formandas de psicologia e gostariamos de salientar que a psicologia eh uma ciencia e que sua conduta sugere claramente a necessidade de um acompanhamento psicologico.

    ResponderExcluir
  3. Somos formandas de psicologia e gostariamos de salientar que a psicologia eh uma ciencia e que sua conduta sugere claramente a necessidade de um acompanhamento psicologico.

    ResponderExcluir

Seja bem vindo para comentar em nosso site.
Lembrando que os comentários serão moderados por nossa equipe.
Saudações Estudantis!