I Seminário Temático do CAPSI - Psicologia e Cristianismo (28 de Fevereiro de 2012)

Centro Acadêmico de Psicologia | 01:13 | 0 comentários

Clique para ampliar

O Centro Acadêmico de Psicologia XII de Maio estará realizando no dia 28 de Fevereiro de 2012 o seu Primeiro Seminário Temático. Confira as informações:

Tema: Psicologia da Religião
Assunto: Psicologia e Cristianismo
Data: 28 de Fevereiro de 2012
Local: Auditório da Área IV, Câmpus I, PUC Goiás - Avenida Universitária, Nº 1440, St. Universitário, Goiânia - GO
Horário: 18:00 as 21:30 hrs

Justificativa
O Brasil é constitucionalmente um país laico, mas socialmente um país de pluralidade religiosa, e tal fenômeno religioso, como um dos aspectos componentes do psiquismo humano deve ser investigado à luz da ciência, para avanço nas relações entre grupos e indivíduos. Nossa nação é, na mesma medida, o maior país católico e evangélico do mundo, sendo o cristianismo a religião da maioria da população e, por isto, um arcabouço de crenças que norteiam uma gama de comportamentos humanos.
Assim como uma das premissas centrais da psicologia cognitiva afirma - "as crenças são o cerne do comportamento humano", se faz necessária a investigação de como se constituem, estruturam e funcionam as crenças que elevam o Cristianismo Brasileiro como um sistema de vivências pessoais e grupais.
Compreendendo a forma como tal fenômeno religioso, essencialmente psicológico e social ocorre, seremos capazes de compreender parte do funcionamento de uma parcela majoritária da população nacional.

Objetivo
Promover a discussão e a expansão do conhecimento da teoria psicológica, sociológica e teológica para a compreensão de como se dá a estruturação e funcionamento das estruturas psicológicas que motivam o comportamento religioso do cristão brasileiro, católico e evangélico, através de pontos teóricos centrais nas três ciências supracitadas.

Público Alvo
Acadêmicos de Psicologia, Teologia, Sociologia, Filosofia, Ciências da Religião, profissionais, eclesiásticos e comunidade em geral.


Programação
Palestras

1. Psicologia e Catolicismo
Sérgio Araújo - Doutor em Sociologia, durante anos como padre na Itália e formado pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, professor lotado no Departamento de Psicologia da PUC Goiás.

2. Psicologia e Evangelicalismo
Ricardo Bolentine - Psicoterapeuta há 17 anos, pós graduação em Psicanálise, Coordenador/Professor de Curso de Capacitação em Aconselhamento, Responsável Técnico pela Missão Resgate de Paz (Centro de Reabilitação Feminina), Pastor da Igreja Cristã Evangélica do Avivamento, Ministério Geração Eleita (Goiânia - GO).

Mesa Redonda

3. Psicologia e Cristianismo: Epistemologia, Psicoterapia, Ética, Sexualidade e Questões Atuais.
Participantes:
  • Murillo Rodrigues dos Santos - Presidente do CAPSI e Mediador da Mesa
  • Ériko Netto de Lima - Conselheiro Representante do CRP 09 GO/TO
  • Luis Henrique Matos Vieira - Teólogo e Representante dos Acadêmicos de Psicologia da PUC Goiás
  • Sérgio Araújo - Doutor em Sociologia e Representante Discente da PUC Goiás
  • Ricardo Bolentine - Pastor e Representante Psicoterapeuta Convidado
  • Eduardo Oliveira Torquete - Mestrando em Filosofia (UFPR), integrante e cantor do grupo "Evangelizar é preciso" do Pe. Reginaldo Manzotti (Convidado a confirmar)

Inscrição:
O valor da inscrição é de R$ 20,00 (Estudantes de Psicologia da PUC Goiás pagam R$ 10,00).

Para realizar a inscrição CLIQUE AQUI

Category:

0 comentários

Seja bem vindo para comentar em nosso site.
Lembrando que os comentários serão moderados por nossa equipe.
Saudações Estudantis!